domingo, 17 de fevereiro de 2013

Atividade EXTRA Informação Jornalística x Informação Arquivística.






As informações produzidas pelo repórter mesmo sendo inverídicas, ainda sim são informações arquivísticas, pois são produzidas necessariamente por uma vontade administrativa e devem ser tratadas como tal. Arquivada e tratada de acordo com procedimentos arquivisticos, para garantir sua preservação e posteriormente seu acesso.

Para Couture e Rousseau o documento de arquivo e aquele produzido ou recebido por uma instituição publica ou privada no exercício de suas atividades, constitua elemento de prova ou de informação. Com isso essa informação produzida pelo repórter serve como um documento de arquivo para o jornal.

As reportagens devem ser arquivadas por se tratar de um registro das atividades exercidas pelos jornalistas tanto como prova tanto para registro histórico. Segundo Lopes, os documentos devem trazer informações relativas a: quem , quando como e por que foram produzidas e guardadas como registros significativos probatórios.

A informação produzida pelo repórter e sim uma informação arquivística, por retratar a função da instituição, que no caso e o canal do Youtube chamado “Porta dos fundos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário